Resumo e Perguntas Frequentes sobre a Pré-Temporada – Visão e Suportes!
O Rioter Luqi respondeu algumas perguntas feitas no fórum sobre a pré-temporada.
"Ei, Invocadores.
É hora de fazermos um resumo de algumas novidades da pré-temporada! Nos últimos dias nós viemos coletando algumas perguntas do mundo todo para esclarecermos melhor algumas mudanças que estão por vir na pré-temporada. Lembrem-se de que durante essa fase, as mudanças específicas ainda estão sendo ajustadas, mas a filosofia fundamental desta nova pré-temporada não deve mudar muito.
Caso você não tenha acompanhado nossos posts mais recentes, saiba que o resumo de hoje vai abordar as principais dúvidas sobre:
Visão
Suporte
Nós alteramos de leve algumas perguntas para deixá-las mais objetivas, mas agradacemos muito os jogadores ao redor do mundo que enviaram suas dúvidas. Vamos ao que interessa!
Visão
Amuletos
P: Até quantos Amuletos poderemos ter ao mesmo tempo, e como eles serão recarregados? (HecasTrinityForce / sdgaysian)
R: Você só poderá ter um Amuleto em seu inventário, e todos eles vão se recarregar com o passar do tempo como qualquer outro item-de-ativação no jogo. Atualmente nós estamos fazendo alguns testes com a troca de Amuletos, uma situação em que você poderia fazer uma troca, mas o novo Amuleto entraria em um tempo de recarga considerável, cerca de dois ou três minutos.
P: Como o Amuleto Detector vai funcionar? Ele vai revelar Campeões invisíveis? (Nuclear Dragon / Dereoo)
R: Em nossos testes, atualmente, apenas os Detectores que estiverem em seu nível máximo serão capazes de identificar Campeões invisíveis. Em níveis mais baixos, o Amuleto Detector não vai detectar Campeões invisíveis – vai detectar apenas sentinelas e equipamentos/armadilhas invisíveis, que também serão desativados pelo Amuleto por um curto período.
O que ele vai revelar / desativar: Armadilha Venenosa do Teemo, Caixinha Surpresa do Shaco
O que ele não vai revelar / desativar: Akali, armadilhas visíveis (como as de Caitlyn ou Nidalee)
Sentinelas e suas Funcionalidades
P: Limite de Sentinelas: nesta pré-temporada vocês estão punindo os Suportes que se dedicam especificamente a “iluminar” o mapa? (第五轻柔)
R: A meta-estratégia de forçar um único jogador a ter total responsabilidade pela visão de mapa não vale mais a pena diante do custo que isso representa no jogo.
Nós sabemos que isso vai trazer consequências negativas para estratégias baseadas em “iluminar” o mapa com sentinelas, mas o custo de incentivar esse estilo é prejudicial ao jogo, e afeta o design de jogadores Suporte e a coordenação das equipes.
P: Nós poderemos guardar mais sentinelas no inventário, mesmo se o limite de sentinelas no mapa for 3 e 1? (Sweetbubalekh)
R: Estamos trabalhando nisso! Atualmente você pode ter 5 sentinelas ou uma Pedra da Visão. Se uma sentinela for destruída, você pode instalar uma nova (ou você pode agir por conta própria para fazê-la expirar mais cedo). Amuletos de sentinela são controlados por tempo de recarga!
P: Como a Pedra da Visão se relaciona com o limite de sentinelas?
R: As sentinelas instaladas com a Pedra da Visão entram na contagem de limite de sentinelas.
Existe um feedback disseminado entre jogadores e profissionais sobre a possibilidade de ampliar o limite de sentinelas, mas, para preservar a clareza do sistema inicial, nós ainda estamos examinando os caminhos que queremos seguir.
P: Se um jogador comprar uma Pedra da Visão, isso significa que ele não vai precisar comprar uma sentinela verde durante o jogo todo. (Sageoffire)
R: Certa resposta! Este é o resultado que queremos.
Outras perguntas sobre Visão:
P: Como essas mudanças na visão (uso das sentinelas, amuletos, etc) vão afetar Campeões invisíveis como Evelynn? (世界初)
R: Nós estamos cientes da possibilidade de Evelynn ficar superpoderosa, mas estamos de olho no assunto!
P: Qual é o propósito do Elixir do Oráculo nesse novo sistema? (夜行生物)
R: Estamos testando uma versão do jogo em que o Elixir do Oráculo não existe, mas em que o Amuleto Detector terá uma atualização que dará visão real por um curto período.
Suportes
Sucessões de Assistências (agora renomeadas para Bônus de Assistências!):
P: Como as sucessões de assistências vão funcionar?
R: As sucessões de assistências (nome inicial) não são nada parecidas com as “kill streaks”, que se perdem quando você morre. Então era melhor mudar o nome para algo mais claro, como bônus de assistências! De qualquer forma, funciona assim: se suas assistências forem maiores que seus abates por uma diferença de 2 ou mais, você vai ganhar ouro adicional a cada assistência seguinte. Esse bônus não acaba quando você morre, e se você conseguir um abate mas suas assistências continuarem mais altas, seu bônus não vai ser nem um pouco prejudicado.
P: O jogo poderá incentivar as assistências? Por exemplo, incluindo “gritos de guerra" como “Lendário” ou “Enfurecido” para os bônus de assistência? (神秘嘉宾)
R: Provavelmente não! E isso tem a ver com o funcionamento dos bônus de assistência. No fim das contas, não há nada que uma equipe possa fazer para evitar que um rival acumule bônus de assistência, a não ser entregar abates de graça para destruir a vantagem de assistências – mas então eles teriam problemas mais sérios para resolver, porque o suporte adversário teria muito mais ouro de abates compensando suas perdas de bônus.
Suportes mais fortes & Utilidades do Suporte escalando com o Poder de Habilidade
P: Isto vai afetar os suportes que costumam ser usados na rota do meio? Alguns exemplos são Janna ou Lulu, que funcionam como magos na rota do meio, e não só como suportes da rota inferior. (SoraNoChinchira)
R: Sim, mas você estará superando (num ponto de vista de suporte) seu rival da rota do meio com seus novos poderes de habilidades (AP) – e não simplesmente usando mais dano para explodir os outros. Este é um ponto de ajuste muito sensível, e estamos prestando muita atenção nele – Campeões desse tipo são protetores, e não simplesmente magos explosivos com poder de cura e escudos!
P: Como evitar que os suportes sejam egoístas e só comprem itens individualistas agora que vão ter uma renda extra de ouro?
R: Apesar de não querermos forçar os jogadores a comprarem nenhum item específico (lembrem-se, é tudo uma questão de reagir ao time inimigo e comprar os itens de acordo com a situação), muito do ouro dos suportes está ligado aos Talentos e itens específicos que vão formar outros itens ligados à função de suporte. De qualquer forma, com a nova Utilidade de Poder de Habilidade escalando para Campeões de orientação suporte (Soraka, Lulu, Janna, etc), esses suportes ainda vão se beneficiar bastante de suas Utilidades, mesmo (ou deveríamos dizer “principalmente”?) se eles estiverem comprando itens de Poder de Habilidade. Em resumo, os Campeões que você tiver escolhido de olho na Utilidade vão escalar melhor essas Utilidades conforme ganharem mais Poder de Habilidade.
P: Se nós estamos aumentando o recebimento de ouro para Campeões suporte que compartilham rotas com outros, os suportes de alto dano não vão ser os mais disputados? (Neofederalist)
R: Esse é um ponto que estamos analisando internamente também, e estamos fazendo ajustes agressivos para garantir o equilíbrio nas partidas. Sendo assim, talvez não seja possível deixar tudo completamente perfeito logo de cara, mas estamos comprometidos a fazer os balanceamentos necessários.
Curiosamente, nós vimos a Leona se dando muito bem no novo sistema, principalmente quando ela consegue uma vantagem na rota. Um dos objetivos desta mudança no sistema era melhorar a viabilidade de outros suportes. Agora observamos que Leona e Jarvan IV estão se dando muito melhor como suportes, já que a recompensa por abates logo no início da partida é muito maior que no sistema anterior. Novamente, nós vamos acompanhar de perto para ver como eles vão se sair em comparação com outros.
Mas é bom lembrar que, para aproveitar todos os benefícios da nova arrecadação de ouro para suportes, os Campeões vão precisar investir seriamente na árvore de Utilidades. Fizemos isso de propósito para evitar que um Pantheon ou Rengar invistam em um item de geração de ouro e dominem uma rota para depois voltarem à base carregados de ouro.
Nós continuamos testando Campeões e “rotas de abate” (dois Campeões de alto dano fazendo dupla em uma rota no objetivo de massacrar os rivais) para ver se os novos itens e o novo fluxo de ouro para suportes mudam as coisas em que certas rotas agressivas (Pantheon + Rengar) funcionam muito melhor que um suporte tradicional, o que não tem sido o caso em nossos testes até agora.
No fim das contas, nós queremos aumentar o número de suportes que são viáveis com esses novos sistemas, e não anular a viabilidade dos suportes tradicionais. Se nós errarmos a mão nos testes e descobrirmos que os suportes tradicionais estão ficando para trás, nós vamos intervir e fazer modificações. Afinal, Campeões com papel de suporte escalando sua Utilidade com Poder de Habilidade talvez não seja um conceito de tanto impacto a princípio, mas se você tiver escolhido um Campeão por sua Utilidade, faz sentido que seus poderes de Utilidade fiquem ainda mais fortes com o passar do tempo!
Itens para Suportes
P: Eu vou poder construir vários itens de geração de ouro? (lm Krueger ml)
R: Não, mesmo se você completar totalmente seu item inicial de geração de ouro, você não poderá começar um novo.
O curioso é que nós não tínhamos esse limite. Então os jogadores profissionais Madlife e H4ckerv2 vieram para uns testes no nosso escritório e quebraram o jogo, conseguindo mais ouro que qualquer outro Campeão ao explorar esses itens de suporte. Então a culpa é deles.
P: E como ficam os itens gerais que podem ser construídos com os três itens de suporte citados (Pedra Filosofal, Adaga de Kage e Emblema de Bravura )? (Yaddar)
R: Pedra Filosofal, Adaga de Kage e Emblema de Bravura foram removidos como componentes de todos os itens do jogo que não geram renda alternativa de ouro. Nós os substituímos com componentes que acreditamos ser mais apropriados. Por exemplo, Vontade dos Ancestrais agora pode ser construído com Varinha Explosiva + Revólver Hextech!
P: O Emblema do Carrasco é um item ativo? E ele foi pensado como um item de suporte para ajudar os companheiros de rota a dar o último golpe, ou como um item para Campeões dedicados ao “farm” usarem para aumentar o ouro dos suportes? (Fgame)
R: O Emblema do Carrasco é um efeito de impacto ativado quando você faz um ataque básico contra uma tropa e um aliado está por perto. Ele foi criado, em primeira instância, para que os suportes pudessem ajudar os companheiros de rota com o último golpe, mas os atiradores ou Campeões dedicados ao “farm” também podem comprá-lo como recurso reserva para direcionar ouro para o suporte.
P: O que acontece, exatamente, quando um suporte emplaca um último golpe na ativação do Emblema do Carrasco? (xBeezT)
R: Quando um suporte consegue o último golpe com o Emblema do Carrasco, tanto ele quanto seu parceiro de rota ganham ouro pelo último golpe. De fato, o companheiro de rota ganha um pequeno bônus, já que ele precisou se coordenar com o suporte!
P: Se eu não acertar o último golpe nas tropa com o Emblema do Carrasco, eu perco o bônus de ouro? (Hullun)
R: Se você estiver com o Emblema do Carrasco e nunca acertar um último golpe, você não vai gerar bônus de ouro. Comprar este item significa que você está aceitando compartilhar a experiência dos últimos golpes!
P: Os talentos Punguista e Ladrão Arcano parecem ser muito focados em suportes que atacam à distância. Como balancear isso para os suportes corpo-a-corpo? (Borigrad)
R: Nós provavelmente vamos precisar ajustar itens para os suportes corpo-a-corpo, bem como fizemos com o Punguista. Nos nossos testes, suportes corpo-a-corpo ou venceram facilmente, ou passaram muitos apuros, então isso é um ponto que estamos observando com muita atenção."
"Ei, Invocadores.
É hora de fazermos um resumo de algumas novidades da pré-temporada! Nos últimos dias nós viemos coletando algumas perguntas do mundo todo para esclarecermos melhor algumas mudanças que estão por vir na pré-temporada. Lembrem-se de que durante essa fase, as mudanças específicas ainda estão sendo ajustadas, mas a filosofia fundamental desta nova pré-temporada não deve mudar muito.
Caso você não tenha acompanhado nossos posts mais recentes, saiba que o resumo de hoje vai abordar as principais dúvidas sobre:
Visão
Suporte
Nós alteramos de leve algumas perguntas para deixá-las mais objetivas, mas agradacemos muito os jogadores ao redor do mundo que enviaram suas dúvidas. Vamos ao que interessa!
Visão
Amuletos
P: Até quantos Amuletos poderemos ter ao mesmo tempo, e como eles serão recarregados? (HecasTrinityForce / sdgaysian)
R: Você só poderá ter um Amuleto em seu inventário, e todos eles vão se recarregar com o passar do tempo como qualquer outro item-de-ativação no jogo. Atualmente nós estamos fazendo alguns testes com a troca de Amuletos, uma situação em que você poderia fazer uma troca, mas o novo Amuleto entraria em um tempo de recarga considerável, cerca de dois ou três minutos.
P: Como o Amuleto Detector vai funcionar? Ele vai revelar Campeões invisíveis? (Nuclear Dragon / Dereoo)
R: Em nossos testes, atualmente, apenas os Detectores que estiverem em seu nível máximo serão capazes de identificar Campeões invisíveis. Em níveis mais baixos, o Amuleto Detector não vai detectar Campeões invisíveis – vai detectar apenas sentinelas e equipamentos/armadilhas invisíveis, que também serão desativados pelo Amuleto por um curto período.
O que ele vai revelar / desativar: Armadilha Venenosa do Teemo, Caixinha Surpresa do Shaco
O que ele não vai revelar / desativar: Akali, armadilhas visíveis (como as de Caitlyn ou Nidalee)
Sentinelas e suas Funcionalidades
P: Limite de Sentinelas: nesta pré-temporada vocês estão punindo os Suportes que se dedicam especificamente a “iluminar” o mapa? (第五轻柔)
R: A meta-estratégia de forçar um único jogador a ter total responsabilidade pela visão de mapa não vale mais a pena diante do custo que isso representa no jogo.
Nós sabemos que isso vai trazer consequências negativas para estratégias baseadas em “iluminar” o mapa com sentinelas, mas o custo de incentivar esse estilo é prejudicial ao jogo, e afeta o design de jogadores Suporte e a coordenação das equipes.
P: Nós poderemos guardar mais sentinelas no inventário, mesmo se o limite de sentinelas no mapa for 3 e 1? (Sweetbubalekh)
R: Estamos trabalhando nisso! Atualmente você pode ter 5 sentinelas ou uma Pedra da Visão. Se uma sentinela for destruída, você pode instalar uma nova (ou você pode agir por conta própria para fazê-la expirar mais cedo). Amuletos de sentinela são controlados por tempo de recarga!
P: Como a Pedra da Visão se relaciona com o limite de sentinelas?
R: As sentinelas instaladas com a Pedra da Visão entram na contagem de limite de sentinelas.
Existe um feedback disseminado entre jogadores e profissionais sobre a possibilidade de ampliar o limite de sentinelas, mas, para preservar a clareza do sistema inicial, nós ainda estamos examinando os caminhos que queremos seguir.
P: Se um jogador comprar uma Pedra da Visão, isso significa que ele não vai precisar comprar uma sentinela verde durante o jogo todo. (Sageoffire)
R: Certa resposta! Este é o resultado que queremos.
Outras perguntas sobre Visão:
P: Como essas mudanças na visão (uso das sentinelas, amuletos, etc) vão afetar Campeões invisíveis como Evelynn? (世界初)
R: Nós estamos cientes da possibilidade de Evelynn ficar superpoderosa, mas estamos de olho no assunto!
P: Qual é o propósito do Elixir do Oráculo nesse novo sistema? (夜行生物)
R: Estamos testando uma versão do jogo em que o Elixir do Oráculo não existe, mas em que o Amuleto Detector terá uma atualização que dará visão real por um curto período.
Suportes
Sucessões de Assistências (agora renomeadas para Bônus de Assistências!):
P: Como as sucessões de assistências vão funcionar?
R: As sucessões de assistências (nome inicial) não são nada parecidas com as “kill streaks”, que se perdem quando você morre. Então era melhor mudar o nome para algo mais claro, como bônus de assistências! De qualquer forma, funciona assim: se suas assistências forem maiores que seus abates por uma diferença de 2 ou mais, você vai ganhar ouro adicional a cada assistência seguinte. Esse bônus não acaba quando você morre, e se você conseguir um abate mas suas assistências continuarem mais altas, seu bônus não vai ser nem um pouco prejudicado.
P: O jogo poderá incentivar as assistências? Por exemplo, incluindo “gritos de guerra" como “Lendário” ou “Enfurecido” para os bônus de assistência? (神秘嘉宾)
R: Provavelmente não! E isso tem a ver com o funcionamento dos bônus de assistência. No fim das contas, não há nada que uma equipe possa fazer para evitar que um rival acumule bônus de assistência, a não ser entregar abates de graça para destruir a vantagem de assistências – mas então eles teriam problemas mais sérios para resolver, porque o suporte adversário teria muito mais ouro de abates compensando suas perdas de bônus.
Suportes mais fortes & Utilidades do Suporte escalando com o Poder de Habilidade
P: Isto vai afetar os suportes que costumam ser usados na rota do meio? Alguns exemplos são Janna ou Lulu, que funcionam como magos na rota do meio, e não só como suportes da rota inferior. (SoraNoChinchira)
R: Sim, mas você estará superando (num ponto de vista de suporte) seu rival da rota do meio com seus novos poderes de habilidades (AP) – e não simplesmente usando mais dano para explodir os outros. Este é um ponto de ajuste muito sensível, e estamos prestando muita atenção nele – Campeões desse tipo são protetores, e não simplesmente magos explosivos com poder de cura e escudos!
P: Como evitar que os suportes sejam egoístas e só comprem itens individualistas agora que vão ter uma renda extra de ouro?
R: Apesar de não querermos forçar os jogadores a comprarem nenhum item específico (lembrem-se, é tudo uma questão de reagir ao time inimigo e comprar os itens de acordo com a situação), muito do ouro dos suportes está ligado aos Talentos e itens específicos que vão formar outros itens ligados à função de suporte. De qualquer forma, com a nova Utilidade de Poder de Habilidade escalando para Campeões de orientação suporte (Soraka, Lulu, Janna, etc), esses suportes ainda vão se beneficiar bastante de suas Utilidades, mesmo (ou deveríamos dizer “principalmente”?) se eles estiverem comprando itens de Poder de Habilidade. Em resumo, os Campeões que você tiver escolhido de olho na Utilidade vão escalar melhor essas Utilidades conforme ganharem mais Poder de Habilidade.
P: Se nós estamos aumentando o recebimento de ouro para Campeões suporte que compartilham rotas com outros, os suportes de alto dano não vão ser os mais disputados? (Neofederalist)
R: Esse é um ponto que estamos analisando internamente também, e estamos fazendo ajustes agressivos para garantir o equilíbrio nas partidas. Sendo assim, talvez não seja possível deixar tudo completamente perfeito logo de cara, mas estamos comprometidos a fazer os balanceamentos necessários.
Curiosamente, nós vimos a Leona se dando muito bem no novo sistema, principalmente quando ela consegue uma vantagem na rota. Um dos objetivos desta mudança no sistema era melhorar a viabilidade de outros suportes. Agora observamos que Leona e Jarvan IV estão se dando muito melhor como suportes, já que a recompensa por abates logo no início da partida é muito maior que no sistema anterior. Novamente, nós vamos acompanhar de perto para ver como eles vão se sair em comparação com outros.
Mas é bom lembrar que, para aproveitar todos os benefícios da nova arrecadação de ouro para suportes, os Campeões vão precisar investir seriamente na árvore de Utilidades. Fizemos isso de propósito para evitar que um Pantheon ou Rengar invistam em um item de geração de ouro e dominem uma rota para depois voltarem à base carregados de ouro.
Nós continuamos testando Campeões e “rotas de abate” (dois Campeões de alto dano fazendo dupla em uma rota no objetivo de massacrar os rivais) para ver se os novos itens e o novo fluxo de ouro para suportes mudam as coisas em que certas rotas agressivas (Pantheon + Rengar) funcionam muito melhor que um suporte tradicional, o que não tem sido o caso em nossos testes até agora.
No fim das contas, nós queremos aumentar o número de suportes que são viáveis com esses novos sistemas, e não anular a viabilidade dos suportes tradicionais. Se nós errarmos a mão nos testes e descobrirmos que os suportes tradicionais estão ficando para trás, nós vamos intervir e fazer modificações. Afinal, Campeões com papel de suporte escalando sua Utilidade com Poder de Habilidade talvez não seja um conceito de tanto impacto a princípio, mas se você tiver escolhido um Campeão por sua Utilidade, faz sentido que seus poderes de Utilidade fiquem ainda mais fortes com o passar do tempo!
Itens para Suportes
P: Eu vou poder construir vários itens de geração de ouro? (lm Krueger ml)
R: Não, mesmo se você completar totalmente seu item inicial de geração de ouro, você não poderá começar um novo.
O curioso é que nós não tínhamos esse limite. Então os jogadores profissionais Madlife e H4ckerv2 vieram para uns testes no nosso escritório e quebraram o jogo, conseguindo mais ouro que qualquer outro Campeão ao explorar esses itens de suporte. Então a culpa é deles.
P: E como ficam os itens gerais que podem ser construídos com os três itens de suporte citados (Pedra Filosofal, Adaga de Kage e Emblema de Bravura )? (Yaddar)
R: Pedra Filosofal, Adaga de Kage e Emblema de Bravura foram removidos como componentes de todos os itens do jogo que não geram renda alternativa de ouro. Nós os substituímos com componentes que acreditamos ser mais apropriados. Por exemplo, Vontade dos Ancestrais agora pode ser construído com Varinha Explosiva + Revólver Hextech!
P: O Emblema do Carrasco é um item ativo? E ele foi pensado como um item de suporte para ajudar os companheiros de rota a dar o último golpe, ou como um item para Campeões dedicados ao “farm” usarem para aumentar o ouro dos suportes? (Fgame)
R: O Emblema do Carrasco é um efeito de impacto ativado quando você faz um ataque básico contra uma tropa e um aliado está por perto. Ele foi criado, em primeira instância, para que os suportes pudessem ajudar os companheiros de rota com o último golpe, mas os atiradores ou Campeões dedicados ao “farm” também podem comprá-lo como recurso reserva para direcionar ouro para o suporte.
P: O que acontece, exatamente, quando um suporte emplaca um último golpe na ativação do Emblema do Carrasco? (xBeezT)
R: Quando um suporte consegue o último golpe com o Emblema do Carrasco, tanto ele quanto seu parceiro de rota ganham ouro pelo último golpe. De fato, o companheiro de rota ganha um pequeno bônus, já que ele precisou se coordenar com o suporte!
P: Se eu não acertar o último golpe nas tropa com o Emblema do Carrasco, eu perco o bônus de ouro? (Hullun)
R: Se você estiver com o Emblema do Carrasco e nunca acertar um último golpe, você não vai gerar bônus de ouro. Comprar este item significa que você está aceitando compartilhar a experiência dos últimos golpes!
P: Os talentos Punguista e Ladrão Arcano parecem ser muito focados em suportes que atacam à distância. Como balancear isso para os suportes corpo-a-corpo? (Borigrad)
R: Nós provavelmente vamos precisar ajustar itens para os suportes corpo-a-corpo, bem como fizemos com o Punguista. Nos nossos testes, suportes corpo-a-corpo ou venceram facilmente, ou passaram muitos apuros, então isso é um ponto que estamos observando com muita atenção."